29.2.08

déjà vú

não usando o chavão de comercial de absorventes "meu dia-a-dia é repleto de qualquer coisa..." mas já usando... meu dia-a-dia é repleto de dejavus. e quando digo isso, não tô querendo entrar numa discussão sobre o que é descaradamente plagiado, ou conexões esdruxúlas de coisas que me fazem me lembrar de outras já feitas e tal. esse papo rende que cansa.

eu falo sobre aquele sentimento sincero que toca as últimas fibras da bainha de mielina de nossos neurônios. é aquela coisa querida que está guardada lááá no fundo, que buscamos desesperadamente em contato com a imagem do momento, e perguntamos mil vezes para nós mesmos "porra, da onde já vi isso?", seguido de uma sutil lembrança. um alívio. um sorriso.

ok. voltemos então para 2007. sim, e me desculpe se não tô modernamente humorado pra mantê-los por dentro da vibe atual juno moldy peaches lo-fi mallu magalhães <--- insira mais tags--->.

bat for lashes. a paquistanesa radicada inglesa que fez um sucessinho na cena indie inglesa da época, que embora comparada com meia dúzia de cantoras do ramo é dona de um dos melhores videoclipes do ano: o sombrio, coreografado e anti-feist, "what's a girl to do".




...é aí que eu queria chegar.

acontece que o clipe não é, ou pelo menos não acredito que seja, apenas coincidência mas sim visíveis referências ao clássico e alternativo thriller de 2001, "donnie darko".



confesso que mesmo se um dia alguém responder que não é, adorei. quase um tributo. e se a paranóia me permite:

#1
natasha kahn está andando sozinha de bicicleta,
o mesmo faz o personagem principal do filme,
donnie, interpretado pelo ator jake gyllenhall.

#2
ela usa algo semelhante a um pijama,
azul, da mesma cor de donnie,
o que remete ao sonambulismo do protagonista.

#3
um plano sequência em movimento, árvores e night shots.
esses espectros de luz que refletem no widescreen
todo também estão presentes ao longo do filme.

#4
um dos ciclistas fantasiado com máscara de coelho
faz lembrar muito frank, o coelho assustador.
o que leva ao acidente de carro.

#5
o fato dos ciclitas aparecer e sumir faz pensar
que na verdade eles existem apenas na mente
da personagem solitária do clipe,
como agia donnie em sua rotina,
apelando para seu amigo imaginário, frank.

e claro, outros mais, mesmo que ainda indecifráveis, como a placa de "dê a preferência" que surge misteriosamente no minuto 01:27 (medo) e até ambos falarem sobre escolhas e atitudes que resultam tanto no nosso passado como futuro.

...

e se não bastasse, toda vez que assisto essas coisas, é como se meu subconsciente dissesse que isso é muito sombrio. uma coisa que me faz arrepiar desde que eu era criança. aí que demorei pra lembrar, mas:


- professora, tem um gato, um rato e um outro animal lá fora...

22.2.08

Pump Up The Volume

O novo clipe ruim vergonha alheia da ótima Pump Up The Volume do Art Brut, que eu idolatro.

21.2.08

Klaxons + Rihanna

"Você já imaginou Klaxons tocando com a Rihanna?"

Não? Nem eu.

Tudo bem que eles fizeram a versão pra My Love do Justin e ficou ótima mas olha aonde chegaram agora. Aconteceu ontem no Brit Awards onde tocaram aquela música que ninguém conhece, "Umbrella". A música ganhou um ritmo It's Not Over Yet e refrões com os famosos ohhhh ahh de Golden Skans.

Bom, tire suas conclusões dessa apresentação piramidal.


20.2.08

Review: Hot Chip - Made In The Dark



Hot Chip - Made In The Dark(2008)


O desafio já está lançado para as outras bandas, esse é o álbum a ser batido de 2008, todos tem aproximadamente 11 meses para apresentarem algo melhor que Made In The Dark. Você achou que após "Boy From School" e "Over And Over" eles já tinham usado todas suas forças? Não que avulsamente hajam músicas melhores, mas esse cd do começo ao fim satisfaz mais que o excelente The Warning, até eu fui pego de surpresa nessa, e como foi bom ter sido pego de surpresa.

Talvez por alguns instantes você confunda a introdução da música de abertura, "Out At The Pictures" com a introdução de "The Skin Of My Yellow Country Teeth" do Clap Your Hands Say Yeah, mas isso não deve durar nem 2 segundos. Assim como "Careful", "Pictures" tem o papel de deixar o terreno limpo para a continuação do álbum, e consegue.

O primeiro single, "Ready For The Floor", tem um ritmo pulsante totalmente condizente com o título e uma virada tão simples pro refrão mas de deixar qualquer um boquiaberto, Alexis Taylor tem uma das vozes mais bonitas hoje em dia, mas Hot Chip não seria tão legal sem os vocais complementares grossos de Joe Goddard(o mesmo que soletra em "Over and Over"), que é essencial para essa música. Se você concorda que "Ready For The Floor" tem uma virada de matar, espere até escutar "Don't Dance", onde dessa vez não da para entender o motivo de Alexis pedir para não dançar, a mágica acontece aos exatos 02:22 de música e é certamente um dos pontos altos do disco.

Tá bom, agora eu prometo parar de falar sobre essas viradas, mas eu preciso falar dessa última, "Shake A Fist", a música mais sensacional do álbum para mim, deixa evidente todas as misturas da banda, som de video-game, ritmo funk-eletrônico-dance, vocal soul e ocasionalmente, rock. A música começa, como quem não quer nada, com aquele fundo Aztec(quem jogou Goldeneye pra Nintendo 64 sabe do que estou falando) até tudo parar e vir alguém dar uns avisos e terminar falando "This game is called Sounds of the Studio", pronto, depois desse aviso você pode apreciar essa bela virada do álbum, sons que parecem tiros de jogos espacias, o ritmo funk de novo, gritos ao estilo filme de terror lado-B, uma pausa pros vocais e.... mais uma virada! E essa é a melhor! Não sei nem descrever, por algum motivo sempre lembro do solo final de "The Way" do Fastball, mas aqui é mil vezes melhor. Acho que por isso na seqüencia vem "Ready For The Floor", pois quem sobrevive a esta faixa, está pronto pra qualquer coisa.

Um ponto interessante do Made In The Dark, são as cinco músicas lentas que ele apresenta, e todas muito boas, são elas: "We're Looking For A Lot Of Love", a faixa título, "Made In The Dark", "Wrestlers" (a mais legal), "Whistle For Will" e "In The Privacy Of Our Love" (a mais bonita). Embora em grande quantidade, é verdade, elas conseguem no momento que você escuta fazer você não sentir saudades de "Look After Me" e "So Glad To See You", essa última, praticamente um clássico para mim do The Warning.

Deixando a calmaria de lado novamente, ainda há tempo para falar de mais duas faixas excelentes; "One Pure Thought" tem uma introdução de guitarra(coisa rara pro Hot Chip), os vocais duplos perfeitos já citados e melodias primorosas por parte de Alexis Taylor", tem também as vira.....ok. "Hold On", a faixa mais longa do cd, tem um ritmo paranóico(o que quer que seja isso), um refrão viciante onde é repetido exaustivamente o nome da música, uns "Hey" de Joe Goddard seguido de um de seus melhores vocais no disco e uma sessão instrumental ao fim da música, e o melhor, nem parece que foram 6:20 de música, e quando uma música longa passa rápido significa que ela é boa mesmo, 5 minutos de Mars Volta, por exemplo, são bem mais cansativos.

Hot Chip, depois de duas das melhores músicas desta década, e agora com Made In The Dark, dá um grande passo para serem lembrados como uma das melhores bandas de sua época, criativos e inovadores, nem me fazer lembrar do fiasco que foi o show deles no Tim 2007, mas não foi culpa deles. Hot Chip é fácil a melhor banda dessas que estão incluidas no chamado electro-dance-rock-qualquercoisa de hoje, Alexis Taylor não merece mais ser confundido com Rivers Cuomo e sim o inverso deve acontecer; e sei que isso que vou dizer agora pode e certamente causará a ira em algumas pessoas, mas o aclamado James Murphy e seu superestimado Sound Of Silver(que eu gosto bastante, só ver meu LastFm), precisam entrar na escolinha desde já se quiserem acompanhar esse fenômeno inglês chamado Hot Chip.

Nota: 9,3

Tracklist:
01: Out At The Pictures
->02: Shake A Fist
->03: Ready For The Floor
04: Bendable Poseable
05: We're Looking For A Lot Of Love
06: Touch Too Much
07: Made In The Dark
->08: One Pure Thought
->09: Hold On
10: Wrestlers
->11: Don't Dance
12: Whistle For Will
13: In The Privacy Of Our Love

Last Shadow Puppets

Outro projeto paralelo, agora de Alex Turner, o Last Shadow Puppets, lançará seu também cd de estréia em abril deste ano, entitulado "The Age Of The Understatement".

Pra que Alex Turner quer um projeto paralelo? Bom, eu acho que deve ser pra ajudar seu amigo pobre Miles Kane, que será a dupla de Turner no disco.

A produção fica por conta de James Ford que produziu o "Favourite....", acredito que as músicas sejam legais, mas por mais que eu ache que Alex Turner não deveria fazer isso tão cedo, pelo menos vai servir pra mostrar o quanto os outros integrantes obscuros e subestimados do Arctic Monkeys são importantes, e será muito estranho ouvir a guitarra e as prováveis paradinhas de Turner sem a bateria(e caretas) de Matt Helders.

Enfim, não sendo igual a pífia carreira solo de Albert Hammond Jr., já será alguma coisa.

Tracklist:
01 - The Age of the Understatement
02 - Standing Next to Me
03 - Calm Like You
04 - Separate and Ever Deadly
05 - The Chamber
06 - Only the Truth
07 - My Mistakes Were Made for You
08 - Black Plant
09 - I Don't Like You Any More
10 - In My Room
11 - Meeting Place
12 - The Time Has Come Again

Correcto

É muito provável que em 2008 saia o terceiro cd do Franz Ferdinand, pelo qual eu estou muito ansioso, mas enquanto a hora não chega, o baterista do Franz, Paul Thomson, aparece com um projeto paralelo chamado Correcto que já lançará seu álbum de estréia na semana que vem.
O que será que podemos esperar da Correcto?

Tracklist:

01 - Inuit
02 - Do It Better
03 - Joni
04 - Save Your Sorrow
05 - Walking to Town
06 - No One Under 30
07 - Here It Comes
08 - Downs
09 - Even Though
10 - New Capitals
11 - Something or Nothing
12 - When You Get Away From Me

14.2.08

Supernatural Superserious

R.E.M. está de volta com um clipe que não cheira nem fede, mas com uma boa música.

11.2.08

melhores momentos do grammy

confere ai os melhores momentos do grammy!
a apresentação via satelite da amy:



kanye west com a dupla francesa daft punk:



e o momento que amy winehouse leva o 5º prêmio, 5 entre as 6 categorias que concorria.
no video, o prêmio do "record of the year":



a academia premiou também artistas como foo fighters, white stripes, justin timberlake, beastie boys, chemical brothers, bruce springsteen e o produtor musical marc ronson.
a lista completa você confere no site oficial do grammy.

a cerimônia também homenageou os beatles com parte do espetáculo "love", do famoso cirque do soleil, que também levou um prêmio na categoria "best compilation soundtrack album for motion picture, television or other visual media".

10.2.08

she said yes yes yes to the grammys!



a diva britânica amy winehouse, na rehab ou fora dela, promete fazer sim sua apresentação no grammy apesar da recente briga diplomática pra conseguir o visto pros states.
conhecida pelos seus escândalos envolvendo o abuso de drogas e álcool, além do comportamento desleixado após a prisão do marido blake fielder-civil, teve o visto negado justamente pela má conduta. porém ela vai garantir sua presença sim: via satelite!
ainda não foi confirmado se a música que irá cantar é o hit "rehab", mesmo porque o famoso "no no no" foi deixado pra trás esse mês, quando finalmente deu entrada numa clínica de reabilitação.
com seis indicações ao grammy, entre elas album e música do ano, ela só perde em indicações pro kenye west, que concorre em oito indicações.

se quiser dar uma conferida nos indicados às categorias, da uma olhada no site oficial: http://www.grammy.com/Grammy_Awards/50th_show/list.aspx

a cerimonia acontece hoje e você pode conferir o red carpet no e! as 21hs e a premiação ao vivo pela sony as 23hs (horário de brasília).

ouvindo: amy winehouse - "wake up alone"


8.2.08

Vermelho

Falando em capas e tracklists, vamos aproveitar pra falar do Guillemots.
Eles que tem o "Red", segundo cd da banda, marcado para sair 24 de março.
O disco contém uma (provável) capa um quanto tanto bizarra, cabe a você interpretar o sentido disso aí.




Eles que comentaram faixa a faixa do novo disco e vou repassar aqui traduzido não tão perfeitamente, quase ao pé da letra, mas que dará uma noção a você de saber como será "Red".

***

‘Kriss Kross’
Fyfe: Massiva

‘Big Dog’
Arista: Essa faixa é nossa tomada onde contemporâneo R&B encontra Prince e George Michael em uma festa de estúdio de Justin Timberlake em Los Angeles.

‘Falling Out of Reach’
Greig: Eu gostaria de achar que soa como isso pudesse vir da gravação ou trilha sonora de Jimmy Cliif para o filme "Balada Sangrenta". Conjures(??) para mim, um quente verão para se apaixonar.

‘Get Over It’
MC Lord Magrao: Nós passamos algum tempo nessa tentando fazer soar moderna sem perder a pegada clássica. É sobre frustração adolescente que todos nós passamos em algum momento.

‘Clarion’
Fyfe: R&B de música de desenho animado chinês sobre ser uma garota frágil.

‘Last Kiss’
Arista:Começou em um jam já tarde da noite onde Greig, MC e eu gravamos de um modo amador em um laptop. Nós mantemos a bateria e vocais originais e pusemos isso dentro de um som medieval dançante com inspirações em "Toxic" (Britney Spears).

‘Cockateels’
Fyfe: A discoteca de Bollywood que Greig visita a cada noite quando está sem sono.

‘Words’
MC Lord Magrao: Nós estamos tocando essa canção por um tempo agora. É uma de minhas favoritas no álbum. Eu lembro da primeira vez que escutei isso em casa de noite. Depois que terminamos, eu quase chorei. Os vocais de Ida dão uma textura diferente nas palavras. Simplemesnte lindo.

‘Standing On the Last Star’

Greig: Bateria com ritmo de sino em cima de um riff no estilo Johnny Marr e uma doce melodia cantada como Roy Orbison. Também tem minha frase favorita no álbum: "someone has left the taps on in the sky”.

‘Don't Look Down’
MC Lord Magrao: Essa foi muito empolgante trabalhar. Nós tentamos através de vários diferentes aspectos durante o processo de gravação e mixagem e finalmente conseguimos o que queriamos. Incrível bateria de Greig.

‘Take Me Home’
Greig: Com a participação de Stazzy Bells na bateria aka Aristazabal Hawkes. Um lamento sobre a batalha entre cabeça e coração.

***

Se você achou a tradução ruim e se sai melhor lendo em inglês mesmo, vá direto a fonte então: http://www.drownedinsound.com/articles/2877759

7.2.08

Walk It Off

Walk It Off, esse será o título do próximo cd do Tapes 'n Tapes, que sai dia 8 de abril (óbvio que na internet vaza antes). A frase "Walk It Off", é parte da letra da penúltima música do cd, "Lines".
Dêem uma olhada na capa e no tracklist do cd, detalhe em uma música com o nome "George Michael" e mais uma "Conquest" pro mundo indie. Sem contar na "Blunt", que esperamos não ter nada a ver com James Blunt.




Tracklist:
01: La Ruse
02: Time of Songs
03: Hang Them All
04: Headshock
05: Conquest
06: Say Back Something
07: Demon Apple
08: Blunt
09: George Michael
10: Anvil
11: Lines
12: The Dirty Dirty

3.2.08

Novas do Yeah Yeah Yeahs

Pra quem ainda está esperando o novo layout do Pitiforque, enquanto isso pode ir dando uma conferida no novo layout do site do Yeah Yeah Yeahs.
http://site.yeahyeahyeahs.com/
Reparem nas fotos embaixos a cada link diferente contendo umas fotos muito .... estranhas do Brian, no mínimo, cadê aquele nerd que conheciamos? E esse novo cabelo da Karen meio cogumelão?
Eles, que em comunicado recente, disseram que estão compondo e gravando um novo álbum! Cada membro da banda estava se dedicando a algum projeto paralelo qualquer (tipo trilha de filme infantil) e agora, finalmente, se reuniram para fazer o sucessor de Show Your Bones.
Todo fã deve estar se perguntando se com o EP lançando em julho passado, se eles vão voltar a fazer um som cru e ácido como do Fever To Tell ou se vão seguir no estilo mais elaborado do Show Your Bones que vão ficar reclamando que eles deviam parar de fazer isso. Ou quem sabe algo totalmente diferente, vindo deles, nunca se sabe né.
Independente do estilo que for, eu sempre acho díficil decepcionar-se com Karen, Nick e Brian.
Agora é torcer pra eles não ficarem nos enrolando.

2.2.08

plantão pitty enforca

Não liguem para bagunça.
Em breve voltaremos com a programação normal.